A Promotora

Um pouco da história do local...


A Sociedade Promotora de Educação Popular foi fundada a 30 de Setembro de 1904, com sede na Rua de Alcântara, por um grupo de republicanos com explícitos objectivos culturais e educativos. Visava a colectividade “assistir ao nosso operariado dissipando as trevas do analfabetismo, lançando centelhas de luz no espírito da classe trabalhadora”.

Pretendia, no fundo, veicular uma “educação livre, laica e democrática”, ou seja, aquela que tinha por finalidade “procurar no aluno o embrião do Homem Livre, do qual se desenvolve o cidadão consciente, necessariamente forte e bom, honrado e trabalhador, inteligente e alegre”.

A actividade educativa da S.P.E.P. iniciou-se em 1905 com o funcionamento de uma escola nocturna para o sexo masculino, segundo o método João de Deus.

No ano lectivo 1907/1908, o ensino é alargado ao sexo feminino, passa a ser diurno e nos programas curriculares constam aulas primárias elementares de Língua Portuguesa, Francês, Aritmética, Desenho, Escrituração e Contabilidade, História e Geografia de Portugal e Música.

No ano lectivo 1912/13 iniciam-se as lições de Inglês, Ginástica os Cursos nocturnos para Senhoras (proibidos em 1926 e reabertos em 1953) e as sessões de Biblioteca com programa de Leitura conduzida.

A 20 de Outubro de 1931, é atribuído à Sociedade Promotora de Educação Popular o alvará de licença de ensino, passando a funcionar, na sua actual morada, como uma escola de Primeiro Ciclo do Ensino Básico, prevendo a lotação máxima de 200 alunos e possuindo paralelismo pedagógico.


Desde 2011 é a casa do projecto Associação Promotora de Tango Social, que cultiva o tango argentino, veiculando o respeito pelo conhecimento da cultura rioplatense, e que assim, procura estudar e transmitir o conhecimento desta cultura tendo em mente a realidade social e cultural actual, respeitando e valorizando o tango tradicional, onde os códigos são formas de tornar o espaço da milonga um espaço socialmente mais feliz. É também onde mensalmente se realiza a Milonga Promotora, uma milonga amigável e tradicional, e anualmente o Encontro Milongueiro A Promotora, um encontro de referência a nível internacional.

English version
Largo Fontainhas Nº 19
Lisboa

Foto del edificio original de la SPEP, a principios del siglo XX

Milonga da noite de Sábado
Transportes públicos que passam por esta localização:

Autocarro: 714, 720, 24, 727, 732, 738, 742, 751, 56, 60 e 201 (serviço nocturno)

Eléctrico: 15, 18

Para chegar à Promotora, em transporte público, ter como referência de morada Calvário


Taxi no Largo do Calváro, a 50m da milonga.